Categoria quer 10% de aumento salarial
Nesta terça-feira (28) comemora-se o Dia Nacional do Bancário. O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque e região, Mário Luiz Dada, em entrevista ao Jornal da Cidade, parabenizou aos companheiros de profissão pela data e informou que o sindicato está empenhado, a partir desta terça-feira, na campanha salarial da categoria.
De acordo com Dada, os sindicatos reivindicam reajuste em torno de 10%. Além do aumento salarial, os bancários também desejam que haja aumento no percentual do lucro distribuída pelos bancos, benefício que foi conquistado em 1995 e que naquela época era repassado por algumas das empresas bancárias, algo em torno de 14%. Porém, este percentual tem reduzido a cada ano e em 2011, o repasse foi de apenas 6, 4%.
Nesta primeira rodada de negociações, os sindicatos também vão reivindicar mais avanços na igualdade de oportunidades, saúde, segurança e diminuição no assédio moral. O presidente do sindicato informou que, diferentemente do que acontecia em anos anteriores, em que os bancos apresentavam as propostas somente após a segunda quinzena do mês de setembro, e talvez por conta da greve que ocorreu no ano passado, a proposta será encaminhada nesta terça-feira.
Comemora-se o Dia Nacional do Bancário em 28 de agosto por causa da greve geral da categoria em 1951, que registrou a mais longa paralisação na história no setor, totalizando 69 dias. Para marcar a passagem da data, o sindicato está organizando uma confraternização na próxima sexta-feira (31).